sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O que provoca um bocejo


Bocejar, uma ação reflexa ou involuntária, envolvendo a inalação de grandes quantidades de ar, seguida de sua expiração, é muitas vezes associado à fadiga, sonolência, excesso de trabalho, estresse ou simplesmente tédio. O que provoca bocejos ou por que as pessoas bocejam são questões que deram origem a uma série de respostas ao longo de um período de tempo. Existem muitas teorias diferentes que explicam as razões por trás bocejando. Também pode ser possível que bocejar é desencadeada não por um único, mas por vários factores.

Causas de um bocejo

Começamos yawing mesmo antes de nascer. Você ficará surpreso ao saber que um bocejo pode ocorrer de 11 semanas após a concepção, o que significa antes de o bebê nascer. Há muitos fatores que são considerados responsáveis ​​por um bocejo. Fora de todos os possíveis fatores que podem estimular o bocejo, dois são considerados pelos cientistas como principais motivos.

* Uma razão para trás bocejos se pensa ser o aumento da concentração de dióxido de carbono ou baixos níveis de oxigénio no sangue ou nos pulmões, em especial os alvéolos dos pulmões. Portanto, o bocejo é uma ação reflexa que ajuda o organismo a aumentar o consumo de oxigênio para os pulmões e, conseqüentemente, para a corrente sanguínea. No entanto, muitos pesquisadores não consideram isso como uma explicação satisfatória, pois, segundo eles, consumo de oxigênio é menor, enquanto que o bocejo durante a respiração normal.

* Opinião Um segundo a este respeito é que bocejar controla a temperatura do cérebro e, assim, ajuda no arrefecimento do cérebro. Isso geralmente ocorre quando se está cansado ou não teve o suficiente de sono, como ambas as condições foram encontrados para aumentar a temperatura do cérebro. Enquanto alguns acreditam bocejar ser um mecanismo para arrefecer o corpo, os outros pensam, que ocorre para estabilizar a pressão em ambos os lados dos tímpanos. Bocejar também é considerado como uma ação bastante similar ao alongamento, pois também flexiona os músculos e articulações do corpo, além de aumento da pressão arterial e freqüência cardíaca.

Outros factores que são considerados como sendo a razão possível para trás bocejos são como se segue.

* Bocejar acredita-se ser induzido quando o nível de glucose fornecida ao cérebro diminui, como no estado de fome.

* Também é pensado para ser um mecanismo de limpeza do sistema linfático, principalmente antes e após o sono.

* Outra hipótese, a este respeito é que bocejar é causada por alguns produtos químicos encontrados no cérebro, como, serotonina, dopamina, glutamina, ácido glutâmico e óxido nítrico. Estes produtos químicos são também responsáveis ​​por afetar as emoções, humor, apetite, e alguns outros estados. A activação destes produtos químicos no cérebro é encontrado para aumentar a frequência de bocejos, enquanto que alguns outros produtos químicos, tais como os neurotransmissores de opiáceos, por exemplo, endorfinas, pode reduzir bocejos.

É o bocejo contagioso?

Um bocejo é contagioso, no sentido de que pode facilmente se espalhar para a pessoa que está observando a outra pessoa bocejando. Além de observar, mesmo lendo ou pensando sobre ele também é encontrado para estimular o bocejo em alguns indivíduos. Alguns são da opinião de que ele pode ser causado pelos neurónios espelho presentes no córtex frontal do cérebro, que imita a acção dos outros. Estes neurónios se activado quando expostos a um estímulo ou acção realizada por um outro indivíduo geralmente a partir de uma mesma espécie. Como bocejando mantém o cérebro fresco e alerta, é também pensado para ser uma evolução, através do qual um grupo de animais podem ser mantidos alertas e vigilantes contra o perigo possível. Muitos pesquisadores também acreditam que o bocejo é um comportamento empático que acontece naturalmente. Contagiosa bocejos é também considerado como um instinto efectivo utilizado para comunicar cansaço e tempo de dormir, de outros indivíduos de um grupo.

Assim, o bocejo é não só associado a sonolência, cansaço e algumas condições fisiológicas, mas também é uma forma de comunicação não-verbal que pode ser interpretada para significar várias coisas diferentes. Além destes, tem dado origem a algumas crenças ou superstições realmente interessantes. Para os antigos gregos e os maias, o bocejo era um sinal que indicava que a alma da pessoa bocejando estava tentando fugir do corpo. Outra crença comum é que se deve sempre cobrir a boca ao bocejar, senão a alma pode escapar do corpo. Essas crenças podem ter originado a desencorajar público bocejando, e também para manter a saúde pública, como o bocejo pode facilitar a propagação de doenças. Embora o bocejo é um processo natural, o bocejo excessivo pode indicar para algumas doenças potencialmente fatais como a doença cardiovascular, desequilíbrio eletrólise, desequilíbrio hormonal, efeitos colaterais da medicação, etc Por isso, se você está enfrentando condição bocejo excessivo, então consultar um médico e obter a causar diagnosticada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário